“Se quer ir rápido, vá sozinho; se quer ir longe, vá acompanhado.”

Tempo de leitura: 2 minutos

Não importa quem você seja – advogado bem sucedido e milionário ou um advogado iniciante que está começando do zero -, não importa se tem muito ou se não tem nada, o fato é que você nunca vai saber tudo sobre tudo, nunca vai conseguir focar tudo de tudo, ser bom em tudo. Normal. Porque o tempo para ficar bom em alguma área da advocacia é limitado. As experiências práticas  na carreira a que você tem acesso para ficar bom são limitadas.

A frase do título é um provérbio africano. Aprendi durante minha carreira de 24 anos de advocacia e de magistério. Esse é um dos fundamentos que me fez crescer muito como pessoal e profissionalmente. É usar a inteligência coletiva para crescer. Somar as experiências e conhecimentos para multiplicar os resultados.

O que eu quero dizer com isso?

Uma das grandes sacadas que fez com que crescesse na minha carreira acadêmica, com a conquista de dois mestrados em Direito na Espanha e ganhar ótimos honorários na advocacia (cerca de meio milhão de reais em pouco tempo), foi FIRMAR PARCERIAS COM OUTROS ADVOGADOS.

Muitos advogados são especialistas em determinadas áreas da advocacia (criminal, trabalhista, societária, família, etc), que eu não atuo, áreas em que não tenho experiência. Quando um cliente me procura para atuar em uma área em que não sou especialista, ao invés de assumir a causa e estudar toda a legislação sobre o tema jurídico, eu convido um colega advogado especialista para COMPARTILHAR a causa e os honorários.

  Fazendo isso, também atraio para mim outras parcerias através de convites feitos por outros advogados que me oferecem parcerias.

É uma via de mão dupla. É o ganha ganha.

Para ampliar os meus contatos e minha networing, participo de eventos, convido advogados para tomar um almoço, happy hour, café ou um vinho em minha casa. Ou então de forma casual, quando encontro no Fórum ou outro local.

A lição que apreendi é que ninguém vence sozinho. Sempre vamos precisar trocar experiências e necessitar da expertise de outros advogados que nos ajudarão a alcançar o sucesso que queremos de forma mais segura e com mais estabilidade.

Gostaria de me convidar para alguma parceria? Estou à sua disposição para conversarmos.

 

 

Deixe uma resposta