COMO USAR O PODER DO NETWORKING PARA SER BEM SUCEDIDO NA ADVOCACIA

Tempo de leitura: 5 minutos

A maioria das pessoas reconhece que os relacionamentos são vitais em todas as áreas da vida. Sua felicidade pessoal, satisfação e bem-estar físico dependem da qualidade de seus relacionamentos. Networking é baseado em relacionamentos!

Mas antes de prosseguirmos, tente responder as seguintes questões:

  • geralmente aproveita as oportunidades de conhecer novas pessoas?
  • tem contatos em uma grande variedade de grupos?
  • acha que geralmente está bem informado?
  • compartilha informações com aqueles ao seu redor?
  • mantém contato com seus clientes?
  • frequenta regularmente reuniões, treinamentos e conferências?
  • participa de alguma comissão da OAB?
  • conhece e conversa com outros advogados?

Se você respondeu não para qualquer pergunta acima, pense no porquê. O que está impedindo você?

Para ser bem-sucedido em seu Networking, você precisa ter interesse em construir relacionamentos e criar oportunidades para tal, como explica Alison Straw em seu livro: “Networking em 1 semana”.

O conceito de rede de relacionamentos tem suas origens no contexto de carreiras. A maioria das pessoas, em algum estágio, usou sua rede para contribuir com suas conquistas. Sua primeira oportunidade em um escritório pode ter surgido a partir de um contato de seus pais, família ou amigos.

Pense nos empregos em que você já teve em sua vida. Como você ficou sabendo da oportunidade de emprego? Como o advogado entrevistador ficou sabendo sobre você?

Para ser bem-sucedido na advocacia através do networking não significa apenas estar ligado à pessoas certas. Significa, também, ter relações sólidas, ser visível nas comunidades certas e ter um alto grau de credibilidade pessoal.

Se você é advogado, não importa se o seu objetivo é progredir na carreira como associado de algum escritório ou em seu próprio escritório, a criação de uma rede de contatos é a forma mais eficaz de as pessoas tomarem conhecimento do que você faz, de ser encontrado e de gerar oportunidades.

Manter contato com colegas da Faculdade e professores

A maioria dos jovens advogados se deparam com o fato de não terem quase nenhum contato logo após a aprovação no exame da OAB e ficam “perdidos”, sem ter a quem recorrer para pedir uma oportunidade de trabalho ou orientações para abrir o primeiro escritório.

Isso acontece porque não manteve contato com os colegas da faculdade ou com algum professor do curso de Direito. Não guardou nomes nem contatos telefônicos em sua agenda de pessoas que poderiam, no futuro, lhe oferecer uma oportunidade na carreira.

Por isso o Networking deve ser iniciado ainda no curso de Direito para que os relacionamentos possam ir se solidificando ao longo do tempo e, assim, quando você precisar de uma indicação ou uma referência, o seu contato irá lhe ajudar.

COMO UTILIZAR O NETWORKING PARA CONSEGUIR INDICAÇÕES PARA VAGAS EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

Atualmente as vagas existentes em escritórios são muito poucas e elas são preenchidas rapidamente por advogados indicados por colegas que já trabalham no escritório. A oferta é muito pouca para milhares de advogados, em sua maioria, jovens advogados, que anseiam pela primeira oportunidade.

Por esta razão, quanto maior a sua rede de networking maior serão as chances de você ficar sabendo de uma vaga e conseguir uma indicação. Ser indicado por alguém com quem você já mantém uma amizade e possui credibilidade representa cinquenta por cento de chance de conseguir ser contratado.

As melhores vagas não são anunciadas em jornais ou na internet. A grandes bancas de advocacia recorrem a empresas de recrutamento especializadas, mas, a grande maioria prefere a indicação pessoal de sócios e advogados associados.

A explicação para esta preferência é que antes de algum advogado sócio ou associado estar disposto a recomendá-lo para a vaga, ela precisa saber que você é um profissional crível e confiável, ou seja, compromissado, se terá uma conduta correta e se será capaz de cumprir algo que lhe foi confiado através da apresentação dessa pessoa.  Uma referência fidedigna, caso contrário ficará mal perante os demais sócios do escritório, se a indicação não corresponder às expectativas.

PARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES TEMÁTICAS DA OAB

Mas como você poderá aumentar a sua rede de relacionamento com outros advogados? O primeiro passo é participar de alguma Comissão da OAB de sua Seccional. Há várias comissões de diversas áreas da advocacia: Comissão de Direito de Família, consumidor, trabalhista, empresarial, previdenciária, etc;

Cada comissão possui, no mínimo dez membros, todos advogados com o mesmo interesse que o seu: Fazer contatos. As reuniões costumam ser mensais e são uma ótima oportunidade para trocar cartões de visitas, interagir e fazer novas amizades.

nestas reuniões poderão surgir propostas de parcerias de algum outro membro da comissão para alguma causa em uma determinada área em que ele não atua. As parcerias podem proporcionar ótimos ganhos de honorários.

O USO DO NETWORKING PARA A CONQUISTAS DE NOVOS CLIENTES

O networking é uma estratégia de marketing que, se bem utilizada pelos advogados, trará resultados efetivos no que se refere à conquista de novos clientes para o escritório.

O primeiro passo é definir o perfil do seu cliente. Isso se faz de acordo com a sua área de especialização na advocacia.

Por exemplo: se a sua área de atuação e especialização é a advocacia empresarial, você deverá participar de eventos relacionados ao mundo empresarial. Propor a realização de palestras em Associações Comerciais e Empresariais na cidade onde mora para divulgar a sua marca pessoal e profissional, chamando a atenção de seu público, fazer com que esse público saiba que você existe e que está capacitado para prestar determinados serviços jurídicos de qualidade; depois, desenvolver nele o interesse pelo que você oferece no mercado; e, finalmente, que o contrate.

A dica é: conheça e seja conhecido. Ser conhecido e conhecer as pessoas certas é um grande negócio. O sucesso pessoal e profissional é conseguido e mantido com mais facilidade pelas pessoas que têm uma boa rede de relacionamentos.

Alberto Araújo – Advogado e consultor. mentoriaadv@gmail.com  (61) 99906-4536

 

Deixe uma resposta