SAIBA COMO SE TORNAR UM ADVOGADO ASSOCIADO INTRAEMPREENDEDOR

Tempo de leitura: 2 minutos

A definição de um advogado empreendedor é mais ampla do que abrir o seu próprio escritório. Ser empreendedor é expressar a capacidade de articular recursos para a concretização de propósitos. É aquele advogado que põe a ideia na cabeça e parte para a realização; aquilo passa a ser a fonte de energia, seu propósito.

É um processo tão poderoso que a pessoa enfrenta tudo, supera obstáculos e consegue colocar em pé um projeto. A atitude empreendedora pode ser aplicada na abertura do escritório de advocacia, mas não se esgota na obtenção de recursos financeiros. É possível ser um empreendedor sendo um advogado associado de um escritório ou  advogado funcionário de uma empresa.

Nos escritórios de advocacia, tem sido cada vez mais valorizada a ação empreendedora. Eu conheço muitos advogados capazes de assumir essa atitude. Um advogado, ex-aluno, me comentou outro dia que aumentou seus honorários no escritório em que trabalha depois que começou a conquistar mais clientes e participação nos lucros com a realização de palestras direcionadas a empresas.

 Este ex-aluno é o que podemos denominar de empreendedor organizacional ou intraempreendedor. Os escritórios de advocacia se interessam bastante por advogados com este perfil e postura assertiva. Cumprir horários e prazos já não enchem mais os olhos dos sócios dos escritórios. É preciso oferecer algo mais. É preciso “vestir a camisa” do escritório e criar possibilidades de crescimento com ideias relacionadas a novas teses e novas áreas de atuação.

A iniciativa é imprescindível para que o advogado intraempreendedor consiga resultados em seu propósito. É preciso discutir o projeto com o sócio do escritório e definir metas e divisão dos honorários. As palestras direcionadas a empresas é uma ótima ferramenta de marketing jurídico para o escritório. São iniciativas como as do meu ex-aluno que os sócios dos escritórios esperam de seus advogados associados para que possam crescer juntos em busca de objetivos comuns na carreira.

Autor: Alberto Araújo (Advogado e consultor. criador do blog www.viverdaadvocacia.com.br (61) 99906-4536 – mentoriaadv@gmail.com

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO? ENVIE-NOS UMA MENSAGEM.

Deixe uma resposta