5 DICAS PARA OS JOVENS ADVOGADOS INICIAREM NA ADVOCACIA

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Por Alberto Araújo*

1. Não tenha medo. Abra seu escritório de advocacia e trabalhe duro. Os clientes aparecerão. O advogado deve empreender e buscar seu próprio sucesso e independência financeira. No inicio vai ser muito difícil, mas os resultados virão com o tempo. Trabalhe como autônomo inicialmente e quando decidir por uma sociedade, saiba escolher bem o sócio e na modalidade inicial de “sociedade de despesas”, dividindo apenas os custos fixos.

2. Lembrem-se, não existe emprego em nenhum outro escritório que vai pagar os honorários que você espera no inicio de carreira. Seus clientes te pagarão os melhores honorários.

3. Pratique networking com frequência. Não recuse convites para festas, eventos sociais, aniversários, eventos jurídicos e participe de alguma comissão da OAB para se relacionar com outros advogados. Não conhecemos a quantidade de pessoas que imaginamos e a advocacia é construída ao longo do tempo com a indicação de pessoas com as quais nos relacionamos e temos credibilidade e reputação.

4. Saiba cobrar honorários de seus clientes. Valorize seu trabalho intelectual e lembre-se de analisar o custo benefício e o tempo que cada processo irá demorar. Não cobre honorários abaixo da tabela da OAB e evite praticar a concorrência desleal com seus colegas de profissão. Estipule um teto mínimo de honorários para todas as causas em que atuar e diga “não” se o cliente insistir em pagar menos do que a causa exige. Não existe processo “fácil” nem “ganho”.

5. Tenha certeza de que você realmente tem vocação para a advocacia. Se depois de três anos ainda pensar em concurso público, não insista em continuar. A advocacia exige vocação, dedicação exclusiva em tempo integral. Dessa forma, em dez anos você alcançará uma estabilidade financeira e de clientela. Não espere por “milagres” nem pela “grande causa milionária”. Sua carreira será construída aos poucos. Processo por processo, cliente por cliente. Invista em marketing jurídico e em cursos de atualizações. E, por fim, especialize-se em uma área. Seja conhecido como o melhor na área em que possuir mais conhecimento e domínio pratico e intelectual

VOCÊ É UM ADVOGADO E PRETENDE ABRIR OU REESTRUTURAR O SEU ESCRITÓRIO? ENVIE UMA MENSAGEM QUE IREMOS AJUDÁ-LO(A).

Deixe uma resposta